“Em time que está ganhando, não se mexe”.
O adágio popular pode até funcionar para (algumas) partidas de futebol, mas em ambientes dinâmicos, como o mercado de tecnologia, parece que é justamente o contrário: é importante seguir mudando. Sempre.
Na paySmart, não poderia ser diferente. Temos mudado muito desde que criamos a companhia em 2004, ainda com outro nome e com um foco inicial em consultoria. Em 2012, mudamos – e lançamos a marca que vocês conhecem hoje – com a missão de democratizar o mercado de pagamentos, oferecendo EMV, a mesma tecnologia de bandeiras mundiais como Mastercard e Visa, para qualquer emissor ou qualquer bandeira independente, na nuvem. Fomos chamados de malucos e ameaçados de sermos presos por “quebras internacionais de patentes”. Muitos dos que nos chamaram assim não sabiam que EMV era uma especificação pública e que nós havíamos passado muitos meses debatendo a questão com “exércitos” de advogados, antes de propor essa inovação. Seguimos firmes no nosso propósito.
Parece brincadeira, hoje, mas “pagamentos na nuvem”, um dia, já foi herético. Pouco a pouco, fomos mostrando que não só era viável, mas que, de fato, era melhor, mais barato e mais seguro que o modelo tradicional de licenciamento de software. Não foi fácil, mas impulsionamos dezenas de emissores e colocamos nossa tecnologia nas mãos de milhares de pessoas, em cinco países.
Mais recentemente, percebemos que, para cumprir nosso propósito de democratizar e simplificar o mundo de pagamentos, precisávamos expandir nosso portfólio e oferecer, além do core de EMV que nos trouxe até aqui, serviços mais completos de processamento e Conta Digital. Precisávamos dar um passo a mais para simplificar a vida de nossos clientes nas interfaces com as bandeiras. Então, nos tornarmos uma processadora.
Cansamos de ouvir nossos clientes dizendo que eram tratados “feito cachorros de rua” por processadoras tradicionais. Da mesma forma que, nos últimos anos, permitimos que qualquer bandeira pudesse ter um cartão com chip, queremos agora que qualquer empresa possa ser um banco digital. E estamos fazendo isso em cima da mesma fundação que tornou a paySmart reconhecida no mercado – comprometimento, atendimento “de primeira”, simplicidade, baixo custo, inovação e tecnologia de ponta.
Para expressar essa evolução e nossa essência, decidimos mudar a nossa marca. Criada pelo escritório de design Inventum, ela alia o orgulho que temos de nossa trajetória – de todas as conquistas e aprendizados dos últimos anos, da nossa caminhada com ética e experiência e das centenas de milhões de pessoas impactadas por nossa tecnologia – aos desafios da nossa visão de futuro. A nova marca celebra nossas conquistas, aprendizados e reputação, ao mesmo tempo em que expressa o nosso DNA dinâmico, sólido, jovem e inovador – sempre em busca de simplificar o caminho. A nova marca ilustra nossa visão que físico e digital não são mais mundos distintos, mas que convivem e convergem para uma experiência única.
Com muito orgulho e entusiasmo, apresentamos a vocês a nossa nova marca:
Seguiremos nossa busca incansável pela eficiência e para estarmos cada vez mais próximos de vocês, nossos clientes. Queremos abraçar o futuro e tornar o mundo de pagamentos mais simples, mais barato e mais seguro.
Um abraço,
Daniel Oliveira
CEO
paySmart
A paySmart (www.paysmart.com.br) é uma Fintech que permite que qualquer empresa se torne um banco digital. Da emissão de cartões e pulseiras ao provisionamento de celulares, passando por validação de transações, gerenciamento de chaves, preparação de dados, aplicações no cartão e no celular, EMV, NFC, PIX e QR Codes, a tecnologia paySmart® está presente em mais de 27 milhões de dispositivos, em 5 países.
Em 2020, a paySmart recebeu o certificado Great Place to Work (GPTW) pelas suas boas práticas em gestão de pessoas e também foi selecionada pelo programa Scale-up da Endeavor, maior organização de apoio a empreendedores de alto impacto do mundo.