Você já pensou como são confeccionados os cartões de crédito ou débito? Se engana quem pensa que emitir um cartão é algo instantâneo e que cada emissão segue suas próprias regras. A fabricação do cartão de crédito passa por muitas etapas até chegar na mão do cliente, sendo a mais importante a etapa do embossing. Para entender mais sobre esse processo, porém, precisamos primeiramente entender o que é uma embossadora. A paySmart explica tudo que você precisa saber!
O que são embossadoras?
As embossadoras são empresas que possuem a certificação necessária, de acordo com os critérios estabelecidos por uma bandeira, para confeccionarem cartões de pagamento para um emissor. Elas são responsáveis pela impressão dos cartões e pelas gravações de dados, como senhas e características técnicas. Para isso, estes estabelecimentos possuem um pacote de dados que são habilitados conforme a necessidade e o lote específico encomendado pelos emissores.
Além disso, são as embossadoras as responsáveis por aprovar o card design junto à bandeira, isso porque a identidade gráfica do cartão deve cumprir certas regras pré-estabelecidas. Entrar em contato com a embossadora antes de iniciar o projeto é fundamental para a velocidade da implementação. Esse processo pode ser demorado, por isso, é importante se adiantar e ter um canal de comunicação estabelecido o quanto antes, principalmente se houver a necessidade de ajustes.
Em média, as embossadoras costumam demorar entre 30 e 45 dias para emitir cartões físicos tradicionais (sem contato) e mais de 60 dias para entregar os cartões contactless.
O que é embossing de cartão?
Muitas pessoas confundem embossadora com embossing. Apesar da semelhança, as duas palavras têm significados diferentes. Como vimos anteriormente, a embossadora é um estabelecimento responsável pela confecção dos cartões. Já o processo de gravar dados, como nome, data de validade, número do cartão, entre outros, é chamado de embossing ou embossamento de um cartão.
O setor de cartões adotou esta nomenclatura porque ela parte do princípio que, quando um cliente solicita um cartão, o emissor precisa aprovar o pedido e o cartão físico precisa passar por esse processo em uma embossadora.
Gostou deste artigo? Se inscreva em nossa newsletter para receber mensalmente conteúdos como este. Nos acompanhe em nossas redes sociais para não perder nenhuma postagem
Leia também: