O uso de cartões como meio de pagamento tem crescido bastante ano após ano. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), as compras realizadas com cartões de crédito, débito e pré-pagos cresceram 52% no segundo trimestre de 2021, quando comparado ao mesmo período de 2020. Para esse ano, a associação projeta um crescimento de 24,5% na utilização destes meios de pagamento.
A decisão dos consumidores em transacionar com cartões se deve a vários fatores, entre eles a segurança, a comodidade e a facilidade que o meio disponibiliza. Isso contribui para que os estabelecimentos comerciais acompanhem de perto essa evolução e busquem cada vez mais ter “maquininhas” que ofereçam o maior sortimento de bandeiras disponíveis no mercado.
Mas, primeiramente, é preciso entender o que são bandeiras de cartão e qual a importância delas para esse mercado. A paySmart explica tudo:
Para que servem as bandeiras de cartão?
A bandeira é mais que a “marca do cartão” e é a responsável pelo controle, validação de transações e o roteamento delas para os emissores, ou seja, é a responsável pelas informações de uma compra, como valores e quantidades de parcelas. Estas instituições autorizam o uso de sua marca e de sua tecnologia por emissores e credenciadoras de estabelecimentos.
Como são as bandeiras que conectam as credenciadoras aos emissores elas determinam as regras para a utilização dos cartões, políticas de aceitação, mecanismos e práticas entre credenciadoras e emissores, regras de disputa (Chargeback), canais de aceitação, remuneração das credenciadoras e emissores pelo serviços prestados (taxa de intercâmbio) . Podemos citar como exemplo Elo, Visa, Mastercard, American Express, etc.
Como funcionam as bandeiras de cartão?
Durante o processo transacional, as bandeiras padronizam o modelo de como as credenciadoras devem processar e enviar cada transação para que ela posteriormente a direcione ao emissor.
No fluxo de uma transação, a bandeira atua da seguinte forma: ela recebe da credenciadora a informação de captura da transação, valida parâmetros e envia para a autorização do emissor, tudo em pouquíssimos segundos.
Qual a diferença entre bandeiras e operadora de cartão?
É muito comum as pessoas confundirem bandeiras de cartões e operadoras de cartão de crédito. Apesar da similaridade dos nomes, elas possuem atuações completamente diferentes. Como vimos acima, a bandeira é a responsável por algumas validações de parâmetros e pelo roteamento das transações para os emissores dos cartões, conectando o emissor à credenciadora a fim de validar a transação efetuada por cada um de seus usuários.
Já as operadores de cartão são empresas que fazem a emissão do cartão para o usuário, definem seu limite de crédito, são os responsáveis por garantir o risco do portador perante o sistema financeiro e gerenciam o processo de liquidação e fechamento das faturas. Elas são, também, responsáveis pela cobrança e definição das taxas peloo uso dos cartões e realizar a cobrança nos casos de ausência de pagamento das faturas.
Algumas lojas também atuam como operadoras de cartão ao emitirem cartões com marca própria, que podem ser a versão private label ou white label, conforme já explicamos no artigo sobre tipos de cartão.
Como bandeirar o cartão da minha empresa?
Com a nossa solução BIN Sponsor todas as interfaces com bandeiras, personalizadores de cartão e reguladores são gerenciadas pela paySmart, de maneira fácil e sem burocracia. O BIN Sponsor é uma alternativa rápida e conveniente para entrar diretamente no mercado de cartões. Essa solução permite que empresas processem transações e emitam meios de pagamento por intermédio das nossas soluções que fazem parte de um arranjo de pagamento.
Além de emitir cartões bandeirados e personalizados com a identidade da empresa, possibilitando ampla aceitação e expandindo o alcance territorial do cartão, a solução também garante mais controle para empresa, criando segmentos de produtos específicos de acordo com sua necessidade, de forma transparente, simples e rápida.
Na paySmart, somos “digital first” (digital primeiro), o que garante que seus clientes possam usar cartões digitais dentro do seu app mobile, mesmo antes de receberem cartões físicos. Tudo é protegido por uma solução própria de tokenização da paySmart, que simplifica a gestão de credenciais e dá mais segurança, facilidade e agilidade. Em segundos, a pessoa pode ativar o seu cartão virtual e começar a efetuar compras.
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