Ainda faltam alguns meses para a Black Friday, mas o varejo já está em aquecimento para a data, que já se tornou uma tradição aqui no Brasil. Seguindo as tendências do ano anterior, a Black Friday de 2021 deve permanecer com foco nas compras pela internet e com poucas filas e aglomerações no comércio físico. Isso porque, em 2020, a data surpreendeu varejistas ao ignorar a crise instaurada pela pandemia e registrar um salto de 31% em seu faturamento. Não por acaso, no ano passado, o e-commerce avançou 41% e faturou R$87,4 milhões, a maior alta em 13 anos.
Por ser uma data de intensa movimentação no comércio, estar preparado para oferecer as melhores oportunidades de compra aos consumidores é essencial para qualquer empresa varejista. Principalmente porque, com a aceleração das compras online, o perfil do consumidor sofreu alterações, tornando-se mais exigente e antenado. Uma das grandes tendências para esse ano, inclusive, é a comparação de preços e a busca pelas melhores formas de pagamento, que se tornam mais viáveis e rápidas na internet. Uma pesquisa elaborada e divulgada pela Globo em junho deste ano comprova isso, ao mostrar que a experiência de compra e condições de pagamento são decisivos na Black Friday.
Por isso, a preparação não deve se limitar às promoções e aos produtos. A paySmart preparou este artigo para ajudar a sua empresa a chegar preparada na Black Friday e oferecer exatamente o que o consumidor procura.
Novas tendências para 2021
A sexta-feira de Black Friday é, sem dúvidas, o dia mais importante para a campanha, mas, no Brasil, já virou tradição realizar a campanha em mais de um dia, podendo começar antes da data ou se estendendo pelos dias posteriores. Esse tipo de ação deve seguir em alta neste ano, já que o comércio, seja físico ou online, ainda tenta se recuperar da crise causada pela pandemia de Covid-19. A ideia é justamente manter o varejo aquecido por mais tempo. Normalmente, quem opta por essa estratégia, garante que as maiores promoções fiquem para sexta-feira, mas utiliza a prática como margem para conquistar os resultados esperados.
Outra tendência são as campanhas de marketing antecipadas. Manter uma base de leads é fundamental para qualquer empresa nos dias de hoje. No varejo, por exemplo, é uma ferramenta interessante para conhecer o seu público, desde o cliente fiel até os potenciais clientes. Com esta base, é possível criar estratégias focadas em cada um deles e dialogar de acordo com o perfil específico. A comunicação com antecedência e um diálogo constante é utilizada por muitas empresas para manter a transparência em suas ofertas e fazer com que o consumidor lembre-se delas no dia da Black Friday. Também é uma maneira de criar uma experiência de compra diferente para seus clientes, com um diálogo mais pessoal desde o primeiro contato até a finalização da compra.
O que também está em alta com os novos hábitos do consumidor é a oferta de múltiplas condições de pagamento. Essa prática deve fazer muita diferença nesta Black Friday. Segundo a pesquisa realizada pela Globo, o consumidor dá preferência às lojas que oferecem diversas opções de pagamento. Claro que boleto, cartão de crédito e pagamentos à vista ainda são os mais comuns, mas com a atual realidade financeira dos brasileiros, inovar é fundamental.
Há diversas opções, dentre cartões de débito, aplicativos de pagamento, oferecer cashback, disponibilizar pagamento via PIX, etc. É preciso ver qual se encaixa melhor em seu negócio, já que sua logística precisa estar preparada para lidar com cada um destes meios.
O crescimento das carteiras digitais também pode ajudar a impulsionar as vendas do setor na Black Friday em 2021. Segundo o relatório The Global Payments Reports, as e-wallets cresceram 43,5% em resposta à pandemia, somente na América Latina. Empresas que se mostram adeptas aos modelos de pagamentos digitais e exclusivos, têm apresentado resultados positivos e alinhados às tendências do mercado.
Outra opção são os cartões pré-pagos, que tem se popularizado bastante. No segundo trimestre deste ano, por exemplo, foi a modalidade que mais registrou crescimento, superando as taxas registradas antes da pandemia, quando já apresentava forte desempenho. Segundo o relatório da ABECS, associação que representa as empresas de meios eletrônicos de pagamento, o valor transacionado com cartões pré-pagos cresceu 214,3%, enquanto o número total de transações realizadas subiu 285%.
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