Black Friday: saiba porque oferecer diferentes meios de pagamentos

Não há como negar que os meios de pagamentos passaram por grandes transformações nos últimos anos impulsionados pela pandemia de Covid-19 e pelas mudanças no comportamento dos consumidores.  O crescimento acelerado do volume de operações financeiras digitais, por exemplo, ganhou ainda mais força nos últimos dois anos. Uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostra que sete em cada dez operações bancárias feitas no país em 2021, de um total de 119,5 bilhões de transações, foram realizadas pela internet e pelo celular.

Com todas essas mudanças no cenário econômico, oferecer formas alternativas para transacionar é essencial para o alinhamento ao mercado digital e a necessidade de oferecer mais segurança às pessoas que desejam realizar compras online. Isso porque o perfil de consumo também vem sofrendo alterações e as compras no e-commerce têm sido cada vez mais comuns. Em 2021, segundo o  índice MCC-ENET, o comércio eletrônico apresentou uma alta de 48,4% na comparação com 2020. 

Seguindo essa tendência de mudanças e aquecimento do e-commerce, a Black Friday pode ser uma data especial para alavancar as vendas. Mas, para isso, é preciso manter sua empresa atualizada aos novos cenários do mercado. Com os consumidores cada dia mais exigentes, esperando por experiências de compra melhores e mais ágeis, faz sentido que as empresas invistam cada vez mais na prática de oferecer soluções financeiras em seus serviços. Essa prática deve fazer muita diferença. Isso porque o consumidor dá preferência às lojas que oferecem diversas opções de pagamento.

Claro que boleto e cartão de crédito ainda são os mais comuns, entre as preferências dos consumidores, mas com a atual realidade financeira dos brasileiros, inovar é fundamental, ainda mais em um cenário onde carteiras digitais, cartões virtuais, PIX e ofertas de cashback estão cada vez mais populares. Por isso, é importante que as empresas verifiquem quais se encaixam melhor em seu negócio e criar estratégias para lidar com cada um destes meios. 

Uma das opções mais populares aderidas no comércio é a aceitação de cartões, tanto na modalidade crédito, como débito. Outra vantagem é a possibilidade de aceitar pagamentos com cartões virtuais, seja no comércio eletrônico ou no comércio físico. No primeiro trimestre do ano, por exemplo, houve um aumento nas compras remotas com cartões, que cresceram 35% em comparação ao mesmo período do ano anterior, movimentando R$162,4 bilhões. Os cartões pré-pagos também têm ganhado forte impulso no mercado e é uma opção muito utilizada por empresas varejistas que querem entrar no mercado de meios de pagamentos. Essa modalidade apresentou um crescimento de 180% no número de transações realizadas durante os três primeiros meses do ano. 

O crescimento das carteiras digitais também pode ser uma vantagem para as vendas na Black Friday. Conforme um levantamento realizado pelo Serasa Experia, cerca de 70% dos brasileiros utilizaram carteiras digitais nos primeiros 6 meses do ano. Com essa análise, foi possível perceber que 87% consideram carteiras digitais seguras.

As carteiras digitais possuem diversas vantagens. Entre elas, as principais são a simplicidade e a rapidez na hora de fazer um pagamento ou transferência. Tudo pode ser realizado pelo celular em questão de minutos. Uma previsão realizada pela Bain & Company prevê que, em 2022, as carteiras digitais representarão 28% do mercado de pagamentos mundial e 47% dos pagamentos em e-commerce.

Diversifique os meios de pagamento

Uma forma ágil para entrar no mercado de meios de pagamentos é fazer parte de um arranjo e a tecnologia paySmart pode te ajudar com isso!

Com a nossa solução BIN Sponsor todas as interfaces com bandeiras, personalizadores de cartão e reguladores são gerenciadas pela paySmart, de maneira fácil e sem burocracia. O BIN Sponsor é uma alternativa rápida e conveniente para entrar diretamente no mercado de cartões. Essa solução permite que empresas processem transações e emitam meios de pagamento por intermédio das nossas soluções que fazem parte do arranjo. 

Esta solução é “digital first” (digital primeiro), o que garante que seus clientes possam usar cartões digitais dentro do seu app mobile, mesmo antes de receberem cartões físicos. Tudo é protegido por uma solução própria de tokenização da paySmart, que simplifica a gestão de credenciais e dá mais segurança, facilidade e agilidade. Em segundos, a pessoa pode ativar o seu cartão virtual e começar a efetuar compras. 

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