Débito x Crédito x Pré-pago: entenda a diferença entre essas modalidades de cartão

Crédito ou débito? Quem nunca ouviu essa pergunta no momento da compra. Mas escolher entre um ou outro muitas vezes pode ser confuso para alguns consumidores. Por isso, é importante ter em mente como funciona cada um deles e que existem diversos outros tipos de cartões.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviço (ABECS), o setor de cartões encerrou o ano de 2021 com um crescimento de 33,1%. O resultado foi superior aos 30% projetado em 2020. 

Durante esse período, os brasileiros fizeram 31,1 bilhões de transações com cartões, o equivalente a mais 85 milhões de pagamentos por dia. O mercado segue sustentando níveis de crescimento acima de 30%, beneficiado pelo melhor ambiente de mobilidade e pelo avanço do consumo de bens e serviços. Ainda segundo o relatório, as modalidades de cartão de crédito e cartão pré-pago foram as que mais cresceram durante o ano. 

A projeção para 2022, segundo a ABECS, é atingir R$ 3,2 trilhões em volume transacionado, ou seja, um aumento de 21%.

Como podemos perceber, o uso do cartão como forma de pagamento cresce cada vez mais no Brasil. Além disso, o uso de meios digitais de pagamentos vinculados aos cartões, como cartão digital, QR Code, entre outros, também vem facilitando o uso destes meios e proporcionando experiências melhores aos usuários. 

Cartão de débito

Este tipo de cartão está sempre associado a uma conta corrente. Funciona de forma semelhante ao papel-moeda, possibilitando o pagamento imediato a partir do saldo disponível na conta. Ele traz mais praticidade para quem não gosta de andar com dinheiro físico. 

Além disso, permite acesso a caixas eletrônicos para realizar saques, depósitos, transferências e pagamento de contas, entre outros. Como o valor é descontado na hora na sua conta, o consumidor não corre o risco de esquecer que fez a compra ou de gastar o dinheiro com outra coisa.  

Cartão de crédito 

Começando pelo básico que todos conhecem. O cartão de crédito funciona como uma modalidade de empréstimo concedido ao cliente para que possa realizar uma compra primeiro e pagar depois. Basicamente, o consumidor só pagará pelos seus gastos no momento do fechamento da fatura.

Para isso, é disponibilizado um limite de crédito que determina um valor máximo que a pessoa pode utilizar nas compras daquele cartão. Este limite depende da confiabilidade do cliente e leva em conta, normalmente, valores de faturas anteriores, pontualidade dos pagamentos e histórico como consumidor. Este limite pode ser aumentado conforme o tempo de uso. 

Cartão pré-pago

Similar ao débito, o cartão pré-pago também se utiliza em pagamentos imediatos, só que ao invés de descontar de uma conta corrente, os valores podem ser debitados anteriormente. Sendo assim, o consumidor utiliza o dinheiro já depositado no cartão.

Existe ainda o cartão pré-pago que pode ser utilizado na modalidade crédito, possibilitando ao consumidor realizar compras em estabelecimentos online, que normalmente aceitam apenas cartão de crédito. Assim, o consumidor estaria gastando um valor já depositado, mas conseguiria comprar seus produtos na modalidade aceita.

Emita cartões sem complicações

Quer emitir cartões de forma rápida e simples? A tecnologia paySmart pode te ajudar com isso! 

A nossa solução BIN Sponsor permite que empresas emitam cartões de maneira fácil, com uma plataforma flexível e que se conecta ao ecossistema global de pagamentos em pouquíssimo tempo. Enquanto você se concentra no crescimento do seu negócio, nós cuidamos de toda a interface com a bandeira, processadora, personalizadoras (gráficas) e órgãos reguladores. 

A solução também é facilmente embarcada em carteiras digitais através de API’s Rest bastante intuitivas. Ela conta com a exclusiva solução de tokenização da paySmart, que apresenta maior segurança, facilidade e agilidade na integração ao cartão, além de possibilitar que o portador ative seu cartão virtual em poucos segundos, sem precisar esperar o cartão físico para efetuar suas compras. 

Outro diferencial é que nosso serviço de BIN Sponsor é integrado à nossa plataforma de Processamento Leve, o que reduz o tempo de integração e garante que seus clientes estejam em produção em poucos dias. Nosso serviço de processamento facilita a conexão à uma bandeira, a emissão de cartões físicos ou digitais e o processamento de pagamentos.

Quer saber mais?

Gostou deste conteúdo? Se inscreva em nossa newsletter para receber mensalmente artigos como este. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossas soluções!

Leia também: