Pesquisa realizada pela Evertec aponta os meios de pagamentos mais utilizados na América Latina

A América Latina está em constante desenvolvimento, especialmente no setor de meios de pagamento, onde há uma crescente diversificação e adoção de soluções digitais. Com isso em mente, a Evertec, líder multinacional em soluções financeiras na América Latina e Caribe, reuniu especialistas em meios de pagamento dos países latino-americanos na qual atua para analisar os hábitos e tendências emergentes no setor em 2024.

Na pesquisa, técnicos de países como Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, México, Panamá, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai responderam sobre o principal meio de pagamento em seus respectivos países, qual é o segundo mais utilizado e as maiores novidades em métodos de pagamento para este e os próximos anos. Nesse contexto, a empresa descobriu que 44% dos países usam o cartão de crédito ou débito como principal meio de pagamento. Porém, o papel ainda é um método de pagamento popular; 33% dos países pesquisados usam o dinheiro físico como principal meio.

O que observamos com a pesquisa pode surpreender alguns: o dinheiro em papel ainda é amplamente utilizado. No entanto, essa realidade está mudando rapidamente. No Brasil, por exemplo, vemos um grande avanço nas tendências digitais, com pagamentos por aproximação se tornando cada vez mais populares. A adoção do PIX também tem transformado o cenário de pagamentos, facilitando transações instantâneas e seguras. Esses avanços refletem uma mudança significativa na maneira como as pessoas realizam transações financeiras. – afirma o vice-presidente de pagamentos da Evertec, Daniel Oliveira.

Pagamentos instantâneos

Por outro lado, a Evertec destaca o crescimento das transferências instantâneas na América Latina, com 33% dos países pesquisados utilizando esse método como o primeiro ou segundo principal meio de pagamento, entre eles Brasil, Porto Rico e Costa Rica. Por aqui, o PIX se consolidou rapidamente como uma das formas de pagamento preferidas pela população, devido à sua praticidade e velocidade. O meio deve seguir evoluindo com novas funcionalidades previstas, como a integração com o Open Finance e os lançamentos do PIX Automático e do PIX por aproximação.

Outros países da América Latina, como Colômbia e México, estão desenvolvendo sistemas de pagamento instantâneo inspirados no sucesso do PIX. Esses países estão colaborando para estabelecer padrões regionais que facilitem a interoperabilidade entre diferentes métodos de transferência instantânea, promovendo um ecossistema financeiro mais integrado e eficiente.

Grande parte dos países ainda não possui soluções de transferências instantâneas. Com certeza, essa é uma tendência que está em crescimento em diversas localidades e que veremos expandir nos próximos anos. Além disso, pagamentos por aproximação, carteiras digitais e compras com cartão não físico, que já vêm apresentando crescimento nos últimos anos, devem continuar alcançando resultados recordes juntamente com a ascensão de inovações como a Inteligência Artificial e a hiperpersonalização de pagamentos  – comenta Oliveira.

Acesse a pesquisa completa realizada pela Evertec.

Leia também:

Posts recentes

Assine a nossa Newsletter

Tags