Mitigação de riscos de fraude na era da transformação digital com foco no Brasil 

Ser testemunhas da transformação de várias lojas no país para o mundo virtual foi a tônica durante 2020 e 2021. A pandemia de COVID-19 transformou significativamente os hábitos de consumo, que hoje se destacam pela digitalização. Segundo o último relatório da Neotrust, durante os três primeiros meses de 2021, foram realizadas 78,5 milhões de compras online no Brasil, gerando um aumento de 57,4% em relação ao mesmo período do ano anterior no setor de varejo. Da mesma forma, a fraude eletrônica através de phishing ou outras táticas de engenharia social sofreu um aumento de 120% em dispositivos móveis apenas durante os primeiros meses da pandemia de 2020, evidenciando a importância de ter motores antifraude que protejam os usuários em canais não presenciais. 

A Evertec tem sido parte do mercado brasileiro, oferecendo soluções de monitoramento de fraude e processamento de meios de pagamento para diferentes indústrias e clientes, como bancos, processadores, varejistas e outros atores do ecossistema financeiro local. Embora as necessidades na época estivessem voltadas para o monitoramento de transações financeiras presenciais, ao longo do tempo isso evoluiu para o ambiente virtual.  

Hoje, em um momento em que é cada vez mais importante atrair o maior número possível de novos clientes e consumidores, a prioridade é monitorar o registro (ou onboarding no mundo digital) dos clientes, as transações virtuais e as transferências entre bancos digitais e transações não financeiras. Além disso, o surgimento dos bureaus de crédito e outras bases de informação fez com que o monitoramento dos perfis das pessoas e seu histórico de crédito ganhasse importância, devido aos benefícios percebidos na verificação da identidade, endereços e outros dados dos clientes com essas fontes de informação, o que contribui para a segurança e a prevenção de fraudes. 

Os desafios digitais começaram antes da pandemia 

O primeiro cliente de banco digital no Brasil foi um banco tradicional de Porto Alegre, que encontrou na digitalização a abertura e cobertura nacional que precisava. Esse banco 100% digital representou um desafio interessante, pois, dada a capacidade da nossa ferramenta proprietária de monitoramento e prevenção de fraude, RiskCenter®, adaptar-se a essa nova necessidade foi relativamente fácil. O maior desafio foi sair da concepção de “rejeito ou negação” ou “autorizo” transações para entrar na lógica de fluxo de aprovação, com uma logística interna do próprio banco para abrir uma conta, conceder um crédito e entregar um cartão.  

Em 2016, foi a primeira instalação sob esse novo modelo de operação, que ocorreu quase em paralelo com a de outro banco digital (cliente também desde 2012), que era um caso bastante peculiar, pois já tinha a solução RiskCenter instalada, mas a usava principalmente para monitoramento de caixas eletrônicos, pontos de venda (POS), contas, transações financeiras, e decidiu montar uma instância separada e específica para seu banco digital.  

Esses dois primeiros clientes nos permitiram explorar antecipadamente o mundo da digitalização dos pagamentos, transferências, incorporar outros canais e meios de pagamento para monitoramento, integrar novas fontes de informação e crescer junto com eles, robustecendo juntos todo o seu sistema de prevenção de fraude com uma nova concepção de negócio e uma resposta alinhada às novas necessidades de monitoramento e prevenção de fraude que o mercado demanda. 

Através dessas experiências e do acompanhamento de clientes-chave, podemos servir melhor a todos os mercados da região, pois para nós, o Brasil é um mercado pioneiro em inovação que define tendências, mas também onde surgem tipos de fraude estranhos que depois são replicados em outros mercados. Diante disso, contar com soluções robustas que se adaptem às diferentes necessidades que o mercado demanda e fornecer serviços de valor agregado são partes das nossas bases que nos permitiram estar no mercado brasileiro por mais de 15 anos. 

Converse com nossos especialistas e saiba mais:

Leia também: