As tendências para os meios de pagamentos em 2022

PIX, Qr Code, Carteiras digitais e pagamentos por aproximação. Não há como negar que os meios de pagamentos passaram por grandes transformações nos últimos anos impulsionados pela pandemia de Covid-19 e pelas mudanças no comportamento dos consumidores. Neste cenário, se consolidaram os meios de pagamento digitais que, cada vez mais práticos e rápidos, possibilitaram que as pessoas pudessem comprar à distância e sem contato. 

A pandemia desencadeou um crescimento significativo de compras pelo e-commerce a partir de 2020. Esse movimento afetou diretamente o crescimento dos meios de pagamentos. Foram R$ 2,6 trilhões de reais movimentados em 2021 com compras em cartões de crédito, débito e pré-pago, tanto físico como digital. De acordo com ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), esse aumento expressivo segue uma tendência dos últimos anos, impulsionado pela digitalização das transações na economia e pela recuperação do consumo de bens e serviços no país.

Para 2022, a tendência é de que haja um aumento na variedade de métodos de pagamento digitais, bem como a consolidação dos meios já em ascensão entre os consumidores do país. A ABECS prevê que o crescimento do setor de pagamentos eletrônicos será positivo. A expectativa é um aumento de 21% e estima atingir R$ 3,2 trilhões em volume transacionado neste ano.

Com os consumidores cada dia mais exigentes, esperando por experiências de compra melhores e mais ágeis, faz sentido que as empresas invistam em diferentes meios de pagamentos. Pensando nisso, a paySmart preparou este artigo para apresentar os meios de pagamentos que possuem uma tendência de crescimento e consolidação em 2022. 

PIX

Após mais de um ano em operação, o Pix já é considerado uma grande revolução no mercado de meios de pagamento. De acordo com o Banco Central, o método já acumula 117,7 milhões de usuários e passou de 380 milhões de chaves cadastradas até dezembro de 2021.

O método foi o grande destaque do último ano e deve repetir a ótima performance em 2022. A tendência, segundo o Banco Central, é que as operações cresçam ainda mais com a ampliação das funções com o lançamento do PIX Cobrança, Pix Débito Automático e Pix Parcelado, previstas para este ano. 

Além disso, a aceitação do Pix em estabelecimentos comerciais vem superando a dos cartões de débito e rivalizando com a dos boletos bancários. Segundo um levantamento realizado pela consultoria GMattos, enquanto a aceitação de boleto e cartão de crédito se mantiveram estáveis em relação a dezembro de 2021, o Pix teve um leve aumento, já sendo aceito em quase 65% das lojas analisadas. 

Carteira Digital

Conforme a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), mais de 60% dos brasileiros que utilizam smartphones já possuem carteiras digitais. 

Segundo o relatório The Global Payments Reports, as e-wallets cresceram 43,5% em resposta à pandemia, somente na América Latina. Essa alta se deve também à nova realidade provocada pela utilização de meios de pagamento sem contato. Empresas que se mostram adeptas aos modelos de pagamentos digitais e exclusivos, têm apresentado resultados positivos e  alinhados às tendências do mercado. 

Em 2022, a previsão, segundo estudo da Bain & Company, é que as carteiras digitais representem 28% do mercado de pagamentos mundial e 47% dos pagamentos em e-commerce.

Caso seu negócio ainda não possua um aplicativo para a carteira digital, a paySmart pode ajudar com a solução Aplicativo White Label. Facilmente customizável ao nível de logomarca, cores, temas e fontes, o aplicativo já vem com as principais funcionalidades que o cliente precisa (saldo, extrato, desbloqueio de cartões, etc), além de várias opções de cash-in e cash-out. Conheça as vantagens de um app White Label no artigo 4 benefícios de um aplicativo White Label.

QR Code

O crescimento das carteiras digitais também pode impulsionar o aumento de transações com métodos de pagamento diferenciados e sem contato, como  o QR Code. A modalidade também vem ganhando força com o advento do Pix. 

O QR Code (Quick Response Code) é como um código de barras em imagem que armazena informações e permite, entre outras funções, fazer pagamentos. O código pode ser lido por qualquer dispositivo móvel que possua uma câmera. Há celulares que já vem com o leitor de QR Code instalado, mas também é possível baixar um aplicativo que faça essa leitura. Diversas contas digitais, inclusive, já estão disponibilizando o leitor QR Code em seu próprio aplicativo. Falamos mais sobre isso no artigo NFC x QR Code: qual a diferença entre eles.

Outra vantagem é que o código pode ser lido por qualquer dispositivo móvel que possua uma câmera, sendo assim de fácil acesso para consumidores. 

A exclusiva solução de tokenização da paySmart permite gerar e validar Tokens temporários para realização de pagamentos com QR Code, o que simplifica a gestão de credenciais e dá mais segurança, facilidade e agilidade. O TSP possui APIs simples e é fácil de implementar.

Embedded Finance

Embedded finance é um fenômeno, que diz respeito a embarcar finanças em experiências que antes não tinham relação direta com o mundo financeiro. Essa prática vem sendo adotada por grandes empresas do varejo, por exemplo, ao oferecer um cartão de crédito que você pode utilizar tanto dentro da loja quanto fora.

Em resumo, trata-se da integração de um serviço financeiro ao portfólio de uma companhia que não tem nenhum tipo de conhecimento ou expertise sobre o setor

A tendência é que que o embedded finance apareça cada vez mais em empresas do setor de comércio e serviços, isso porque será fundamental para empresas que queiram crescer e se destacar oferecer soluções financeira para implantação de diferentes opções de pagamentos para seus clientes, oferecendo liberdade de escolha para os consumidores e trazendo novas fontes de renda para seu negócio. 

Um forma ágil para entrar no mercado de meios de pagamentos é fazer parte de um arranjo e a tecnologia paySmart pode te ajudar com isso!

Com a nossa solução BIN Sponsor todas as interfaces com bandeiras, personalizadores de cartão e reguladores são gerenciadas pela paySmart, de maneira fácil e sem burocracia. O BIN Sponsor é uma alternativa rápida e conveniente para entrar diretamente no mercado de cartões. Essa solução permite que empresas processem transações e emitam meios de pagamento por intermédio das nossas soluções que fazem parte do arranjo. 

Esta solução é “digital first” (digital primeiro), o que garante que seus clientes possam usar cartões digitais dentro do seu app mobile, mesmo antes de receberem cartões físicos. Tudo é protegido por uma solução própria de tokenização da paySmart, que simplifica a gestão de credenciais e dá mais segurança, facilidade e agilidade. Em segundos, a pessoa pode ativar o seu cartão virtual e começar a efetuar compras. 

Leia mais no artigo BIN Sponsor: uma oportunidade para entrar no mercado de meios de pagamento

Tokenização

O medo de ser vítima de uma fraude com cartão, por exemplo, assola 83% dos brasileiros, segundo um estudo realizado pela Unisys Security Index em 2021. O número apresenta um aumento de 3% em relação a 2020.  Sendo assim, a segurança dos meios de pagamentos se tornou um assunto cada vez mais destacado nas discussões sobre pagamentos digitais. 

A tecnologia de tokenização é uma importante arma na luta contra cibercriminosos, principalmente em ambientes reconhecidamente vulneráveis como celulares ou e-commerce. O uso de cartões virtuais tokenizados no e-commerce, por exemplo, pode reduzir drasticamente a fraude de transações de cartão não presente (CNP).

Token Service Provider (TSP), serviço de tokenização da paySmart, é uma API que permite tokenizar e detokenizar cartões e controlar seu ciclo de vida. A solução permite gerar e validar Tokens temporários para realização de pagamentos físico e virtuais, o que simplifica a gestão de credenciais e dá mais segurança, facilidade e agilidade. 

Explicamos mais sobre essa tecnologia no artigo Tokenização pode ajudar no combate a fraudes em transações eletrônicas.

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