Dia do consumidor: meios de pagamento digitais que podem movimentar o varejo em 2022

A pandemia mudou diversos costumes no cotidiano das pessoas, inclusive o modo como nos relacionamos com a internet. O mundo digital, que já era grande, ficou ainda maior e passamos a fazer – quase- tudo de forma online. Essa realidade fez efeito também no modo como o varejo se relaciona com seus consumidores, uma vez que o e-commerce ganhou força durante esse período. Em 2021, por exemplo, o comércio eletrônico apresentou uma  alta de 48,4% na comparação com 2020. Os dados são do índice MCC-ENET

Com os consumidores cada dia mais exigentes, esperando por experiências de compra melhores e mais ágeis, faz sentido que as empresas invistam em diferentes meios de pagamentos. Segundo a pesquisa realizada pela Globo, o consumidor dá preferência às lojas que oferecem diversas opções de pagamento, principalmente em datas importantes para o comércio, como a Black Friday. 

Boleto, cartão de crédito e pagamentos à vista ainda são os mais comuns, mas com a atual realidade financeira dos brasileiros, inovar é fundamental. Há diversas opções dentre aplicativos de pagamento, cashback, disponibilizar pagamento via PIX, etc. É necessário ver qual se encaixa melhor em seu negócio, já que sua logística precisa estar preparada para lidar com cada um destes meios. 

Pensando em formas de proporcionar as melhores experiências de compras, nesse dia do consumidor, a paySmart preparou um artigo especial para apresentar alguns meios de pagamento digitais que prometem movimentar o varejo em 2022.

Códigos de resposta rápida

O crescimento das carteiras digitais também pode impulsionar o aumento de transações com métodos de pagamento diferenciados e sem contato, como  o QR Code. A modalidade também vem ganhando força com o advento do Pix.  

O QR Code (Quick Response Code) é como um código de barras em imagem que armazena informações e permite, entre outras funções, fazer pagamentos. O código pode ser lido por qualquer dispositivo móvel que possua uma câmera, sendo assim de fácil acesso para consumidores. Diversas e-wallets, inclusive, já estão disponibilizando o leitor QR Code em seu próprio aplicativo. 

Cashback

A disponibilização de cashback ajuda na atração e fidelização de clientes. Com acesso à ele, o consumidor se torna mais propício a escolher uma loja que não costuma realizar compras, por exemplo. Além disso, o cashback é uma forma de oferecer um agrado ao consumidor sem precisar alterar o valor do produto. 

O dinheiro que retornará ao consumidor pode ser calculado de acordo com os objetivos e as condições adequadas ao negócio, usando o exemplo de um lojista patrocinador do programa, uma vez que é ele mesmo quem escolhe o percentual de cashback do produto ou da sua loja. Este tipo de serviço é mais facilmente aplicável ao e-commerce, mas também pode ser operado em lojas com atendimento presencial.

Falamos mais sobre isso no artigo Cashback: o que é e como implementar no seu negócio. Confira!

PIX

O método foi o grande destaque do último ano e deve repetir a ótima performance em 2022. A tendência, segundo o Banco Central, é que as operações cresçam ainda mais com a ampliação das funções com o lançamento do Pix Cobrança, Pix Débito Automático e Pix Parcelado, previstas para este ano. 

Além disso, a aceitação do Pix em estabelecimentos comerciais vem superando a dos cartões de débito e rivalizando com a dos boletos bancários. Segundo um levantamento realizado pela consultoria GMattos, enquanto a aceitação de boleto e cartão de crédito se mantiveram estáveis em relação a dezembro de 2021, o Pix teve um leve aumento, já sendo aceito em quase 65% das lojas analisadas. 

Por isso, o ideal é que empresas do varejo busquem automatizar as cobranças também por Pix.

Carteiras Digitais 

Além do Pix, o crescimento das carteiras digitais também pode ajudar a impulsionar os setores em 2022. Segundo o relatório The Global Payments Reports, as wallets cresceram 43,5% em resposta à pandemia, somente na América Latina. 

Em 2022, a previsão, segundo estudo da Bain & Company, é que as carteiras digitais representem 28% do mercado de pagamentos mundial e 47% dos pagamentos em e-commerce. O serviço deve crescer ainda mais neste ano com a adoção do Open Banking pelo Banco Central.

Caso seu negócio ainda não possua um aplicativo de carteira digital, a paySmart pode ajudar com a solução Aplicativo White Label. Conheça as vantagens de um app White Label no artigo 4 benefícios de um aplicativo White Label.

Segurança Digital

A tecnologia de tokenização é uma importante arma na luta contra cibercriminosos, principalmente em ambientes reconhecidamente vulneráveis como celulares ou e-commerce. O uso de cartões virtuais tokenizados no e-commerce, por exemplo, pode reduzir drasticamente a fraude de transações de cartão não presente (CNP).

A paySmart é “digital first” (digital primeiro), o que garante que seus clientes possam usar cartões digitais dentro do seu app mobile, mesmo antes de receberem cartões físicos. Tudo é protegido por uma solução própria de tokenização da paySmart, que simplifica a gestão de credenciais e dá mais segurança, facilidade e agilidade. Em segundos, a pessoa pode ativar o seu cartão virtual e começar a efetuar compras. 

Diversifique seus meios de pagamento

Quanto mais opções de pagamento você oferecer, maiores serão as chances de conversão. Se você é varejista, a paySmart pode ajudar a potencializar seu negócio com novas soluções de meios de pagamento. 

A nossa solução BIN Sponsor permite que empresas emitam cartões de maneira fácil e sem burocracia com uma plataforma flexível e que se conecta ao ecossistema global de pagamentos em pouquíssimo tempo. Sua empresa pode emitir e processar cartões pré-pagos com flexibilidade, simplicidade e com uma integração rápida, além de integrar features para cashback e PIX e habilitar pagamentos com cartões digitais e QR Code. 

Também é possível emitir cartões bandeirados, possibilitando a integração a um HUB de promoções da bandeira e a uma grande quantidade de estabelecimentos devido a sua ampla aceitação, expandindo o alcance territorial do cartão. Além disso, garante mais controle ao permitir a criação de segmentos de produtos específicos de acordo com a sua necessidade, de forma transparente, simples e rápida. 

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