Glossário: entenda os principais termos do mercado de meios de pagamentos

Dentro do mercado de meios de pagamentos há diversos processos e entidades envolvidos no funcionamento das transações. Por ser um mercado em constante transformação e com muitos termos parecidos para se referir a diferentes funcionalidades e aspectos, muitas vezes podem confundir iniciantes ou até mesmo profissionais experientes. Pensando nisso, a paySmart preparou um pequeno glossário explicando quem é quem neste cenário, para que você possa conhecer e entender os papéis e nomenclaturas do sistema de pagamentos. Confira:

A

Adquirência – empresa que oferece tecnologia para que estabelecimentos comerciais sejam capazes de aceitar diferentes formas de pagamentos, como cartões de crédito e débito, por meio da  venda ou aluguel de maquininhas e/ou fornecimento de serviços que permitem o pagamento online.

API – (do inglês, Application Programming Interface), é uma solução utilizada para definir, por meio da programação, diversas instruções padronizadas para promover a interface de acesso a um sistema digital.

Arranjo de Pagamento – conjunto de procedimentos e regras que determinam como uma transação ou transferência deve acontecer. Ele serve para conectar todas as partes envolvidas no processo de pagamento e tornar o fluxo mais prático e acessível. No Brasil, as bandeiras de cartão constituem um Arranjo de Pagamento. Entenda mais em nosso artigo Arranjo de pagamento: o que é e como fazer parte de um

Autorização – é o processo de aprovação da transação de compra ou saque, na qual o emissor valida os limites de créditos e itens de segurança do portador.

B

Banco Liquidante – instituição financeira que presta serviços de transferência de valores entre os participantes por meio da Câmara de Compensação e Liquidação. 

Bandeira – é uma espécie de “marca do cartão”. São responsáveis por autorizar o uso de sua marca e de sua tecnologia por emissores e credenciadoras de estabelecimentos. Leia mais no artigo Bandeiras de cartão: para que servem e como funcionam.

BIN – conjunto composto pelos seis primeiros números do cartão. É utilizado também para identificar a instituição emissora do cartão.

C

Captura – processo pelo qual a informação de um meio de pagamento é registrada e transmitida de forma segura para que a bandeira e o emissor possam realizar a autorização do pagamento. 

Card Design – layout do cartão. Deve seguir as normas de cada bandeira. 

Carteiras digitais – dispositivo eletrônico que permite a realização de transações eletrônicas, incluindo compras online usando um computador ou um smartphone. Contas bancárias também podem ser vinculadas à carteiras digitais. Conheça os benefícios de se ter uma carteira digital por meio de aplicativos White Label. 

Cashback – significa, literalmente, dinheiro de volta e funciona como uma espécie de programa de recompensas que algumas empresas, lojas e marcas oferecem aos clientes. Explicamos tudo no artigo Cashback: o que é e como implementar no seu negócio.

Chargeback – ação de estorno de valor para o consumidor, a partir da contestação. Permite que a venda seja cancelada e o valor devolvido ao comprador pelo sistema financeiro caso o portador identifique uma cobrança na qual reconhece que não realizou a compra. 

Checkout – finalização de um processo de compra, ou seja, o momento em que um consumidor finaliza sua compra e informa os dados do meio de pagamento. Pode ser tanto físico quanto digital, mas o termo é geralmente utilizado para se referir a compras online.

Conta de Pagamento – serviço que possibilita ao cliente realizar transferências e pagamentos por aplicativos, sejam eles entre a mesma instituição ou instituições financeiras diferentes. Normalmente, esses serviços são oferecidos e administrados pelas fintechs. 

Consumidor – indivíduo que realiza transações a partir das compras que realiza em estabelecimentos comerciais.

Credenciador – é responsável pelo credenciamento de estabelecimentos comerciais, além do gerenciamento das taxas a serem pagas para as bandeiras. 

E

Embossadoras – gráficas que possuem a certificação necessária, de acordo com os critérios estabelecidos por uma bandeira, para produzirem cartões para um emissor. São responsáveis pela impressão dos cartões e pelas gravações de dados, como senhas e características técnicas. Saiba mais em: O que fazem as embossadoras de cartões?

Emissor – são responsáveis por disponibilizar o cartão para o portador e garantir as suas operações. Fazem isso por meio de uma administradora de cartão, que estabelece os limites do crédito e a taxa de juros. 

Europay Mastercard Visa (EMV) – especificação pública inicialmente criada pelas empresas Europay (posteriormente comprada pela Mastercard), Mastercard e Visa, que define características de terminais de pagamento, cartões e celulares. Hoje, é controlada pelo Consórcio EMVCo. Explicamos mais no artigo EMV as a service: o que é e como funciona?

Estabelecimento Comercial (EC) – Pessoa Física ou Jurídica, no Brasil ou no exterior, que se propõe a vender bens e/ou serviços ao usuário aceitando o instrumento de pagamento. 

G

Gateway de pagamento – sistema que processa pagamentos virtuais. É ele que garante a transição dos valores e das informações registradas em compras online.  Após coletar esses dados, o gateway se comunica com o adquirente a fim de validar as informações pessoais e financeiras do consumidor. 

I

Intercâmbio (interchange) – taxa paga para o emissor de um cartão. É cobrada por transação e estabelecida com base em diversas variáveis como, por exemplo, o tipo de cartão. Tal valor compõe a taxa total cobrada do estabelecimento comercial pela adquirente.

Instituição Financeira (IF) – funciona como uma espécie de intermediadora entre o cliente e algum tipo de serviço do mercado financeiro. Elas podem oferecer pagamentos, empréstimos, financiamentos ou a realização de investimentos. 

Instituição de Pagamento (IP) – instituições que têm como principal função fornecer serviços de compra, venda e movimentação de recursos voltados para pagamentos. Elas possibilitam realizar pagamentos independentemente de relacionamentos com bancos e outras instituições financeiras.

Entenda a diferença entre Instituição Financeira e Instituição de Pagamentos.  

Instrumento de Pagamento – dispositivo, instrumento ou conjunto de procedimentos vinculados a Contas de Pagamento utilizado para realizar transação de pagamento de compra. 

K

Know Your Customer (KYC) – processo de coleta e validação de documentos pessoais para garantir que o emissor conheça o seu cliente e evite ameaças de lavagem de dinheiro ou financiamento de terrorismo.

L

Liquidação – é o processo pelo qual os participantes de um Arranjo de Pagamento liquidam suas obrigações junto aos demais participantes do arranjo, tendo como resultado final o crédito aos estabelecimentos comerciais.

Liquidez – significa capacidade de honrar, isso é, pagar despesas assumidas. 

M

MDR (Merchant Discount Rate, ou Taxa de Desconto de Estabelecimento) – taxa de desconto cobrada pelo credenciador ao estabelecimento comercial. Parte dessa taxa vai para o credenciador e parte para a bandeira, que por sua vez devolve uma pequena parte para o emissor.

Modelo 4 Partes – sistema que conecta adquirência, consumidores, estabelecimentos comerciais e emissores, geralmente gerenciado por uma bandeira.

N

NFC (Near Field Communication/comunicação por campo de proximidade) – Pagamento por aproximação. É a tecnologia responsável pela troca de dados entre um leitor e um dispositivo de pagamentos, seja celular, smartwatch ou cartão contactless. Entenda mais no artigo NFC: a tecnologia e a segurança do meio de pagamento.  

P

Pagamento recorrente – modalidade de cobrança que se repete periódica e automaticamente.

Participante – Instituição de Pagamento qualificada e aprovada para participar de um Arranjos de Pagamento, de acordo com os critérios estabelecidos pela bandeira. 

PIX – especificação de pagamentos instantâneos criada pelo Banco Central do Brasil em 2020.

Portador – Pessoa Física ou Jurídica que utiliza um serviço de pagamento. É o portador do cartão de pagamento que utiliza esse instrumento quando faz uma compra de bem ou serviço.

Processadora – São empresas que prestam serviços operacionais relacionados à administração de cartões e suas transações. O processador é responsável pela ponte entre um estabelecimento, seja físico ou online, e os adquirentes do cartão ou seus emissores.  

Entenda a diferença entre Processadora de Pagamentos e Gateway de Pagamentos.

Q

QR Code (Quick Response Code) – código de barras em imagem que armazena informações e permite, entre outras funções, fazer pagamentos. O código pode ser lido por qualquer dispositivo móvel que possua uma câmera. Conheça mais no artigo Pagamento com NFC x QR Code: qual a diferença entre eles.  

S

Subadquirente – empresa que oferece serviços de gerenciamento para a relação entre adquirência, bandeira, estabelecimentos comerciais e consumidores.

Sub-emissor – entidade responsável pelo relacionamento dos cartões com os portadores/usuários finais. Emite cartões, autoriza transações e cuida de toda a responsabilidade junto ao portador do cartão.

T

Taxa de Intercâmbio (Interchange Fee)- tarifa que o credenciador paga ao respectivo emissor do cartão.

Taxa de autorização – equação entre o número de transações aprovadas versus transações negadas. Quanto mais alta a taxa, maior a quantidade de vendas realizadas e a entrada de dinheiro para o estabelecimento comercial.

TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) – refere-se aos sistemas computacionais que executam transações financeiras de forma eletrónica. Uma TEF pode ser também o nome dado à própria transferência eletrônica de valores entre contas, seja para mesma instituição ou instituições diferentes. 

Terminal de pagamento – equipamento utilizado para capturar dados de pagamento do consumidor e transmiti-los de forma segura. Os terminais são responsáveis por capturar, registrar e transmitir dados, mas a aprovação do pagamento em si cabe ao emissor e à bandeira.

Token – código criado a cada ação e utilizado uma só vez. Serve para garantir segurança e agilidade no pagamento, mantendo um alto nível de proteção sobre os dados de um cliente ao permitir que sejam informados apenas uma vez.

TPV (Total Payment Volume) – valor total de pagamentos recebidos por um estabelecimento comercial em uma determinada adquirência.

Transação – operação realizada entre um consumidor e o estabelecimento comercial.

U

Usuário – O mesmo que portador. Pessoa Física ou Jurídica que utiliza um serviço de pagamento. É o usuário do cartão de pagamento que utiliza esse instrumento quando faz uma compra de bem ou serviço.

Z

Zone – área de armazenamento de um cartão com chip. 


Gostou deste conteúdo? Se inscreva em nossa newsletter para receber mensalmente artigos como este. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossas soluções!

Leia também: