Evertec integra tecnologia ChatGPT à conta de pagamentos para realizar operações bancárias e visualizar faturas

A Evertec desenvolveu uma forma de integrar a tecnologia do Chat GPT à contas de pagamentos. Com isso, é possível utilizar a inteligência artificial para mudar totalmente a experiência de como utilizamos aplicativos bancários.  Ao invés de procurar por botões e ter que encontrar informações separadas em vários lugares, basta abrir o chat e digitar o que quiser. Se você desejar, por exemplo, saber sua fatura ou saldo, basta perguntar. O mesmo vale para transferências bancárias e outras operações. É como ter um gerente de conta disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

A ferramenta desenvolvida pela  Evertec utiliza uma API (Application Programming Interface) que solicita informações de um servidor remoto – no caso o ChatGPT – e exibe as respostas na tela para o usuário. Já o chatbot simula uma interação humana com o usuário, baseada em diversas fontes e com o recurso de RLHF –  feedback humano em aprendizado por reforço. Esse recurso faz com que a plataforma adapte respostas baseadas nas trocas realizadas com quem a utiliza. Nesse contexto, a integração da tecnologia ChatGPT com a conta de pagamentos da Evertec tem o objetivo de facilitar a realização de consultas e transações a partir da troca de mensagens entre usuário e o assistente virtual. Desse modo, qualquer pessoa pode solicitar operações bancárias em uma conversa com a IA.

“A inteligência artificial veio para ficar. Por isso, a união de uma conta de pagamentos com uma ferramenta de chatbot inteligente é o início de uma nova etapa nos serviços financeiros, principalmente nos de pagamento. Embora sejam intuitivas, as plataformas de pagamento exigem certa familiaridade com tecnologia para realizar operações. A nossa proposta é facilitar a acessibilidade do usuário e garantir um serviço de excelência com o auxílio de uma inteligência artificial” – afirma o diretor de pagamentos da Evertec no Brasil, Daniel Oliveira.

A Evertec prioriza a segurança e a privacidade dos usuários e adota medidas para garantir a proteção dos dados pessoais e financeiros dos clientes. Todos os dados transmitidos durante as interações com o chatbot são criptografados. Além disso, a empresa enfatiza a importância do consentimento do usuário, implementando uma política de opt-in estrita. Antes de iniciar qualquer interação com o assistente virtual, os usuários são informados sobre o uso da inteligência artificial e solicitados a confirmar seu consentimento para prosseguir.

Desde que o ChatGPT foi lançado, em 13 de novembro de 2022, a ferramenta é considerada uma revolução no mundo digital. A partir disso, usuários interagem com a inteligência artificial, criando demandas que são atendidas de forma simples e experienciando novas formas de pesquisar e consumir conteúdo na internet. Segundo a Forbes, apenas dois meses após o lançamento, o aplicativo teve crescimento recorde, com 100 milhões de pessoas ativas utilizando os serviços.

Se você deseja integrar essa funcionalidade ao seu ecossistema de conta de pagamentos, converse com nossos especialistas e descubra como fazer!