Inovação e participação de diversos atores, como a Evertec, são a base da inclusão financeira no México

Muito já foi dito sobre os efeitos que a pandemia teve em praticamente todas as áreas da vida. No entanto, pouco foi feito para analisar os benefícios que isso trouxe, como a aceleração de determinados processos.  É nesse ponto que a digitalização e a inclusão financeira tiveram um impulso sem precedentes, e até mesmo os bancos tradicionais tiveram que modificar seus modelos para oferecer aos usuários produtos inovadores e inclusivos.

As fintechs no México têm desempenhado um papel muito importante na promoção da inclusão financeira. Esse é um objetivo que envolve vários atores, inclusive instituições financeiras tradicionais, reguladores governamentais, marcas, câmaras e o ecossistema de fintechs e neobancos. Nesse sentido, as fintechs, como a Evertec, contribuem consideravelmente nos seguintes aspectos:

  • Acesso a serviços financeiros: as fintechs e os neobancos facilitaram o acesso a serviços financeiros tanto para usuários finais quanto para PMEs tradicionalmente sem banco. Isso foi alcançado por meio da digitalização em vários serviços.
  • Inovação: as fintechs estão constantemente desenvolvendo soluções inovadoras para atender às necessidades financeiras dos consumidores, expandindo as opções disponíveis para os indivíduos. Isso inclui aplicativos móveis, plataformas de pagamento, serviços de remessa e muito mais.

No México, o número de agências bancárias físicas diminuiu 5,3% nos últimos 10 anos, de acordo com dados da Associação Mexicana de Bancos. Essa redução está associada ao crescimento exponencial das transações digitais, principalmente por meio de smartphones nas grandes cidades.

De acordo com Iván Baquero, Country Manager da Evertec México, fintech líder em tecnologia e processamento de transações, atualmente todos os processos, desde a abertura de contas, são digitais e isso é muito mais eficiente em comparação aos procedimentos anteriores, onde os usuários precisavam ir a uma agência física. O uso da tecnologia pode ser visto como o início da inclusão financeira.

A fintech definitivamente assumiu um papel de liderança na promoção de poupança e investimento, e isso não significa que os usuários ou as empresas precisem ter grandes montantes. Entretanto, por meio da tecnologia, esse investimento pode estar disponível a qualquer momento, ao contrário do que acontece com os aplicativos tradicionais.

Iván Baquero comenta: “Os produtos e serviços atuais estão muito focados na experiência do usuário, facilitando os processos e tornando-os mais seguros. O setor de fintech, os neobancos e até mesmo as instituições financeiras tradicionais criaram áreas de digitalização e inovação; no entanto, também é importante que esses programas de inclusão financeira sejam impulsionados pelo governo e disponibilizem meios para que os usuários e as PMEs recebam esses apoios financeiros, inclusive empréstimos ou outros programas para a população “.

Um exemplo claro de plataforma de digitalização e integração de serviços financeiros por meio da tecnologia é o Mercado Livre, pois não se trata apenas de um serviço de compra e venda online, mas todo um ecossistema financeiro onde é possível pagar por serviços, receber pagamentos, investir e até mesmo ter um cartão de crédito.

“Sim, o Mercado Livre é hoje o que conhecemos como marketplace, que nasceu principalmente para o comprador e hoje cresceu e evoluiu de tal forma que pode vincular uma grande variedade de serviços”, diz Baquero.

A Evertec tem como objetivo criar ecossistemas financeiros e tecnológicos. De fato, ela se tornou uma importante aliada tecnológica e comercial, não apenas no México, mas também na América Latina, desempenhando um papel de liderança no crescimento dos métodos de pagamento.  No México, ela apoiou novos participantes, como o Mercado Livre, e está desempenhando um papel fundamental na promoção da inclusão financeira, fornecendo tecnologia e serviços que permitem que as instituições ofereçam uma gama mais ampla de serviços a um público cada vez mais diversificado.

“A tecnologia desenvolvida pela Evertec tem desempenhado um papel muito importante. Por exemplo, no caso do Mercado Livre, ela desenvolveu soluções muito focadas no mercado do ponto de vista da segurança, pois temos aquelas que vão desde o processo de integração digital, bem como para o desenvolvimento de carteiras e aplicativos para instituições financeiras que buscam atingir diferentes canais, ou que são omnichannel. O processo de digitalização é feito por meio de tecnologias seguras e inovadoras que são disruptivas para o mercado”, diz Iván Baquero.

Como as fintechs contribuem para o avanço da inclusão financeira no México por meio de serviços financeiros mais acessíveis e convenientes, a inclusão nesse setor será um esforço conjunto que envolve várias partes interessadas, alcançando um processo sustentado e permanente.

Quer saber mais? Converse com nossos especialistas.

Leia também:

Posts recentes

Assine a nossa Newsletter

Tags