Queridinhos do bolso: conheça os meios de pagamento favoritos dos brasileiros

Os meios de pagamento no Brasil têm evoluído rapidamente, refletindo as mudanças tecnológicas e as preferências dos consumidores. O cenário, antes dominado pelo clássico cartão de crédito, agora é palco de uma disputa acirrada entre diferentes opções, cada uma com suas vantagens e desvantagens. A escolha, na maioria das vezes, é influenciada por fatores como aceitação, conveniência, velocidade e segurança.

Conheça os meios de pagamentos favoritos dos brasileiros e entenda o porquê deles se destacarem no mercado:

Crédito ou débito?

O cartão de crédito ainda é queridinho pelo público.  Uma pesquisa recente da Mastercard destaca essa modalidade como método preferido por 64% dos brasileiros. A praticidade e a possibilidade de parcelar compras o colocam no topo do pódio. Além disso, programas de recompensas oferecidos por muitas instituições financeiras têm incentivado o uso de cartões de crédito, com benefícios como milhas aéreas, cashback e descontos em estabelecimentos parceiros.

Mais para trás encontramos o cartão de débito, que é menos popular, mas ainda tem muitos adeptos. Segundo a pesquisa, 38% dos consumidores ainda utilizam esse método, que é a escolha ideal para quem busca praticidade e controle sobre seus gastos. Sem os juros do crédito, ele permite realizar compras instantâneas debitando diretamente da conta corrente.

Em outra pesquisa, promovida pela Opinion Box, o cartão de débito aparece em quarto lugar na preferência dos consumidores, sendo apontado por 66% dos entrevistados. O cartão de crédito também aparece na liderança, sendo favorito de 80% dos brasileiros.

Faz um PIX

O Pix, sistema de pagamento instantâneo introduzido pelo Banco Central , conquistou o país em tempo recorde. Em 2023, as transações com esse método de pagamento somaram 42 bilhões de reais, um aumento de 75% em relação a 2022, superando as operações com cartão de crédito, débito, boleto e TED somadas, segundo a própria Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A modalidade instantânea domina as compras online e físicas. Sua adoção tem sido rápida, tanto por parte dos consumidores quanto das empresas, e espera-se que o Pix continue a ganhar relevância com o lançamento de novas funcionalidades, como o Pix Automático.

Dinheiro na palma da mão

Apesar da ascensão das opções digitais, o bom e velho dinheiro físico ainda tem seu espaço. Em 2023, uma pesquisa realizada pelo Banco24Horas mostrou que quase metade dos brasileiros (44%) ainda utilizam dinheiro em espécie no seu dia a dia. Esse percentual sobe para 65% quando se trata das classes D e E. Também é mais popular em regiões rurais.

A pesquisa ainda revelou que cerca de 29% da população recebe seu salário fisicamente e 60% utilizam com mais frequência do que outros meios como cartão ou PIX. O uso para pagar transportes, pedágios e outros meios de modalidade impulsiona o uso desse meio de pagamento.

Esquecer a carteira? Não mais…

As carteiras digitais vêm conquistando cada vez mais espaço, com 48% dos brasileiros já as utilizando, segundo uma pesquisa feita pela Serasa. A praticidade de ter tudo em um só lugar, sem precisar carregar cartões físicos, é o grande atrativo dessa modalidade.

Além da conveniência, muitas carteiras digitais oferecem vantagens como cashback em compras, recarga de celular e até mesmo a compra de criptomoedas. A segurança também é um ponto forte, pois as transações são protegidas por tecnologias avançadas de criptografia.

Outras formas de pagar

O boleto bancário ainda é uma forma popular de pagamento no Brasil, especialmente para compras online e pagamento de contas. Transferências bancárias e até mesmo criptomoedas também marcam presença no cenário brasileiro, mesmo que com menos frequência ou com um público mais específico.

O futuro dos pagamentos

As tendências indicam que o mercado de pagamentos continuará a se transformar, principalmente com a chegada de novas tecnologias. Segundo a Mastercard, 89% dos brasileiros estão prontos para explorar novos métodos de pagamento digitais. A conveniência (55%) lidera a lista de motivos e a velocidade das transações (48%) também aparece como razão.

Mas, enquanto o futuro não chega, que tal saber o que esperar para esse ano? Mapeamos as principais tendências de meios de pagamento para 2024!